quarta-feira, 23 de junho de 2010

Saiba como ter unhas lindas e saudáveis


Não adianta apenas escolher a cor do esmalte. Dermatologista e manicure dão dicas de como tratar suas unhas.





Pode até parecer um detalhe, os homens muitas vezes não reparam, mas o fato é que quando nossas unhas não estão bem cuidadas parece que faltou alguma coisa na produção.

Mesmo quem capricha no esmalte e vai semanalmente à manicure, pode ter unhas quebradiças, esbranquiçadas ou com rachaduras. Por isso, elas pedem um tratamento especial.

Os cuidados começam com o corte. Não adianta escolher apenas se será arredondada ou quadrada. As unhas devem ser cortadas com as bordas sempre visíveis, fora da pele. “O problema com unhas encravadas vem de cortes mal feitos. Normalmente, corta – se demais os cantos, esquecendo que os dedos se moldam conforme o formato da unha”, afirma o dermatologista César Cuono.

No caso de unhas quebradiças, uma das razões pode ser o seu ressecamento. Uma dica da Marinalva Damaceno Bispo, manicure há 32 anos, é passar base fortificante, óleo e cremes para hidratá-las. Ela também recomenda suas clientes a deixarem as unhas sem esmalte por pelo menos dois dias, antes de refazê-las.

Cuono concorda com a recomendação da manicure e é ainda mais radical. “Normalmente, pedimos para que a pessoa dê folga de uma semana por mês sem esmalte, assim é possível hidratar e lubrificar. Para algumas pessoas, o esmalte pode aumentar o ressecamente da unha e até causar dermatite por causa do contato com a pele”, explica o médico. De qualquer forma, deve-se usar preferencialmente esmaltes hipoalergênicos.

O dermatologista também recomenda não remover a cutícula, apenas tirar os excessos. “Ela é uma projeção para proteger o espaço vazio entre a unha e a pele do dedo. Por isso, deve ser empurrada, nunca ser tirada”.

O conselho é bom, mas difícil de ser seguido. Que o diga Marinalva: “Não adianta a gente só empurrar. Mesmo sabendo que é melhor, tem cliente que quer tirar. O jeito é remover só os cantinhos arrepiados.”

Agora, se o problema for unhas descoladas ou esbranquiçadas, é bom prestar atenção. Pode ser micose ou psoríase, que são doenças de pele e apenas um exame clínico ou laboratorial poderá identificar. E, para tratá-las, não adianta recorrer a Marinalva ou a outra manicure. Procure um médico!

Dicas:
* Passe sempre creme e óleos nas unhas para evitar o ressecamento
* Não corte muito os cantos das unhas para não encravar
* Evite cortar a cutícula, prefira empurrá-la
* Descolamento e unhas esbranquiçadas podem ser sinal de micose ou psoríase
* Dê um tempo sem esmalte antes de pintar novamente

* Linhas transversais e horizontais podem ser de traumatismos do dia-a-dia
* Use lixa fina e base, antes de lixar a parte de cima da unha.

Origem: EuMaquio

0 comentários: